tal como uma loja dos chineses este blog tem um bocadinho de tudo

domingo, 3 de fevereiro de 2008

e agora o que faço?


ao contrário da maioria dos meus colegas ainda não sei que vou fazer da vida, e isso está a deixar-me preocupada.
nesta altura do campeonato já devia ter um objectivo profissional, porém não faço ideia do que escolher. acho que já quis ser de tudo, mas passado algum tempo penso melhor e chego à conclusão "nah afinal não gosto disto".
acho que vou quase todos os dias ao acesso ao ensino superior dar uma olhadela à lista de cursos para ver se encontro a minha vocação.
a minha última escolha foi Marketing.
vamos lá ver pelo que me decido

3 comentários:

djhasd disse...

acho q se tens tantas duvidas deves recorrer aos testes PSICOTÉCNICOS...
para descobrires a tua verdadeira vocação... agora ires para um curso q não gostas.. é uma perda de tempo...

:)

djhasd disse...

pareces a minha irmã... ela antes de se decidir queria ser uma coisa nova todos os dias xD

se te dão muitas áreas, escreve-as num papel e tenta arranjar os pros e contras de cada area e dps procuras dentro de ti a area com q te identificas mais...

lembra-te q esta decisão vai acompanhar-te para o resto da vida ;)

MCA disse...

A escolha de uma profissão é pior que um casamento. É mais fácil mudares de marido do que de profissão. Ai, que horror, dito assim parece trágico! Mas não é.
Olha, escolhe uma área que seja "versátil" que te dê várias saídas. E pensa no que GOSTAS realmente de fazer. Não há dinheiro que compense uma profissão que se detesta. Até porque, hoje em dia, é muito difícil prever o que vai dar dinheiro daqui a cinco anos. Quando entrei para a faculdade (em 1984) o que dava "guita" era ser advogado. Hoje, muitos dos que fizeram Direito andam "ó tio, ó tio" à procura de trabalho ou então estão frustradíssimos a aturar um chefe e a contar os tostões. Clientes, nem vê-los.
Mais recentemente, dizia-se que o Design dava dinheiro. Hoje, com as potencialidades dos programas de desenho muitas coisas que tinham de ser encomendadas podem ser feitas facilmente em casa.
Medicina também já não é o que era. Se tiveres um apelido sonante, consegues tudo. Caso conrtário, nunca vais conseguir montar um consultório nem ter uma clientela fixa.
Antigamente (no tempo dos meus pais) é que havia profissões "garantidas", profissões "com futuro". E com "prestígio". As profissões com prestígio de há 30 anos hoje chegam a ser mal vistas (como professor, por exemplo).

Por isso, escolhe algo de que gostes MESMO (nem que seja artista de circo...) porque isso não muda com a conjuntura. E não deixes que ninguém, mas mesmo ninguém decida por ti. Eu sou muito céptica em relação a testes psicotécnicos...